Versos Escolhidos | Cinema | Arte/Imagens | Divagando | Filosofia/Literatura | Quadrinhos | Notícias/Utilidades | Vídeos
Waterhouse em V de Vingança
8.11.06

É engraçado como tantas vertentes históricas podem se entrelaçar e às vezes parecer que aquilo foi feito para você. Eu ainda não tive a chance de postar ou mesmo citar aqui que sou bastante atraído por pintura. Não que eu seja um grande conhecedor, pois na verdade nem sei explicar corretamente os modos de criação que usam. Sou do tipo que me importo apenas com o resultado final, e acredito que para o artista isto é exatamente o que busca em um admirador leigo: a particularidade criada.

Enfim, estava eu assistindo V de Vingança, que por sinal é ótimo, ao contrário do que tinham me dito os mais nerds leitores de quadrinhos, quando em um cena em que V está na galeria das sombras, ao fundo aparece uma pintura que adoro, e é de John William Waterhouse, e se chama The Lady of Shallot, 1888.



Esta tela retrata o poema de Alfred Tennyson, que foca a temática arturiana, medieval. A moça, Lady, é amaldiçoada a nunca poder olhar diretamente para fora de sua janela. Ela podia, contudo, ver o mundo através de um espelho. Destinada a passar sua vida longe da humanidade, ela imagina as imagens que vê no seu espelho o dia todo. De dentro do quarto, ela vê as "sombras do mundo".

Quando o cavaleiro Sir Lancelot passa pela janela de Shalott, ela sente algo avassalador. Apaixonada, esquece da sua maldição e olha diretamente para Camelot, e tem uma rápida visão de Lancelot. O espelho racha e a desgraça cai sobre ela. Lady de Shalott vai para o rio e encontra um barco. Ela solta a embarcação e desce a correnteza. Enquanto ela desce o rio em direção a Camelot, ela canta uma canção. Seu sangue vai congelando e leva a moça a uma triste morte. O barco encontra seu caminho pelas margens de Camelot, que são tomadas pelos curiosos. Eles vêem que seu nome está escrito na frente do barco. No meio da multidão, está Sir Lancelot. Sem saber o que tinha acontecido, Lancelot olha para ela e diz "Ela tem um amável rosto, Deus na sua piedade dá-lhe a graça, a Lady de Shalott"

Devo dizer que esta é a mais famosa tela de Waterhouse. Breve, um post sobre o artista.

Marcadores:

Por Miranda às 4:10 PM  
3 Comentário(s)
  • At 11/09/2006 1:51 PM, Blogger Defensor said…

    OK! Waterhouse manda bem nas pinturas, boa dica. Pra falar a verdade não conhecia ele, só o site da ARC, legal!
    PS= coloquei o teu link la no blog, mas como cvocê prefere: apenas I Midia, ou Inteligente Midia?
    Abraços

     
  • At 11/10/2006 1:14 PM, Blogger Johnny said…

    Boa pergunta do colega acima.
    Tambem vou criar um link.

     
  • At 11/16/2006 4:08 PM, Blogger Lord of Erewhon said…

    Lê aqui http://gothland666.blogspot.com/2005_10_01_gothland666_archive.html o primeiro dia do neu blog... :)

     
Postar um comentário
<< Home
 
Quem Somos:


M. Marcolin


Comediante

Email:
acidoblog@yahoo.com.br

Recomendamos: Firefox
Esqueça IE.
Idiomas

Últimos
Favoritos
Agora é Rock!
Defensor Maldito


Clube da Mafalda

-=Link-me=-

Visite:
Sustentado por


Free Blogger Templates
BLOGGER

4shared.com - Free file sharing and storage

Baú
Pesquisa

Bandas
Arte

-=Sites=-

© i MIDIA Template by Isnaini Dot Com e Eu Mesmo.